sexta-feira, 1 de maio de 2009

Caculé

Ser de Caculé ou ser caculeense, te dá vários vouchers de piadinhas, não que eu me importe, muito pelo contrário, até me divirto um bocado com elas.
Caculé deve ser um nome tão peculiar que as pessoas nunca esquecem. Sempre que alguém me reconhece como sendo de lá, vem aquela frase clássica: - Eu conhecí um cara de lá! e eu: - Jura? Qual o nome do cabra? 90% das respostas: - Ihhh... aí você me pegou, todo mundo só chamava ele por Caculé, o nome eu nunca soube...
Voltando ás piadinhas... Já ouví um monte de pergunta absurda sobre Caculé, pretendo responder uma parte delas com fotos para comprovar as minhas respostas. A última delas foi de um galego que me perguntou se em Caculé tem celular. Ja, mein schatz!! Temos 2 operadoras, a Claro:




E a Vivo:


- E tem igreja em Caculé?? Tem sim, uma igreja de construção moderna e muito bonita!!



- Tem moto??? Tem, tem moto, tem trilheiro e tem cabra macho pra se embrenhar no meio da caatinga:


- Só tem moto então né? Não bocó, tem moto, tem carro e ainda tem ferrovia, olha que linda a Maria Fumaça cruzando o sertão:



- Em Caculé tem festa?? Tem o melhor São João da Bahia!!! Eu tenho pena de quem gasta uma fortuna com Piu Piu, Esfrega, Bosque, Lago... Festa Junina não tem grandes bandas, tem trio de forrozeiro, quentão de graça e fogueira nas portas das casas.



- Tem árvore em Caculé? Tem sim, aliás, mesmo com toda a seca que assola essa região, é uma cidade muito arborizada, exemplo disso é a praça principal:


- Existe Caculé no mapa? Não, tem sua mãe com uma placa lá! Olha o pontinho vermelho quase fazendo divisa com Minas:



- Existe rio em Caculé?Sim, existe também a lagoa mais linda do interior, tão linda que foi refúgio do escravo que deu nome a cidade:



- e Caculé tem água?? Não, somos uma raça resistente e nos hidratamos através da força do pensamento. Tem a barragem do Truvisco no meio da terra vermelha que no fim do dia dá pra fazer um cartão postal:



Essa é minha cidade!!! A famosa Caculé! Todas as fotos foram tiradas aqui, tive todo o cuidado em fazer uma postagem bem original...
Vista Aérea da cidade

13 comentários:

  1. Amigaaaaaaaaaa!!
    Sou a pimeira a comentar..
    aqui, Caculé tá na crosta terrestre? rsrsr
    eu não acredito que morei na bahia e não fui a Caculé... fica pra qd vcchegar de viagem... mas parece que lá é bacana! srsrsr
    Um beijão, te adoro, saudades!!!!
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E ai Re....
    Soube do seu blog e vim deixar uma mensagem .
    Bom , legal essas fotos de Cacule , apesar
    de ser baiano de ilheus ,nao conheci ainda sua cidade.Quem sabe um dia vou pegar um show la , dançar um forró e tomar um banho nesse rio...kkkkk
    Mudando de assunto , desejo maior sucesso na sua nova vida aqui na europa (Irlanda ), e que de tudo certo pra vc !!
    Vc merece.Bjao...Ah , ja sabe qual a roupa vai viajar ??kkkkkkkkkkkk......
    bjao.
    Obs : Agora vamos ficar mais perto , quem sabe vou te fazer uma visita e vc vem fazer aqui em Barcelona tb, ok ?
    bjao

    ResponderExcluir
  4. Amigaaa que beleza Congarfo...
    Lembro que qd era pequena, eu viajava muito com meu irmão, ele sempre falava de Caculé...e eu sempre achei que era mentira dele...não acreditava que existisse uma cidade com esse nome!!! Até que te conheci...rsrs
    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Caculé sou da fazenda lagoa torta.Hoje moro em são sebastião SP mas um dia voltarei para lá. IZAEL TEIXEIRA DE OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  6. Renata, eu sei já comentei no outro post, mas não deu pra resistir, este tá D+,adorei sua descrição de minha, nossa quero dizer, amada cidade, ficou muito bom, excelente, parabéns.

    Sugestão: quando lhe perguntarem se em Caculé tem água, peça licensa a nosso amigo Betão e simplesmente diga: "a água é tão doce que quem dela bebe, dela nunca esquece".

    até mais e boa sorte pra vc em Dublin

    ResponderExcluir
  7. Eu estou estudando com uma amiga que é de Caculé
    ela é muito legal e inteligente e fala muito bem
    daí
    abraços,
    Abner
    Praia Grande-SP

    ResponderExcluir
  8. oi Re,
    adorei seu blog.
    moro aki e não pretendo sair daki
    jamais. agora então me apaixonei mais ainda.
    PARABÉNS e sucesso na vida.

    ResponderExcluir
  9. Morei muitos anos ai, e essas fotos me du uma saudade!!!hum!!!Sucesso

    ResponderExcluir
  10. noooosa, adorei seu blog...parabéns
    eu tb sou de caculé, mas moro em sampa, deu mó saudade

    ResponderExcluir
  11. olá renata....
    super adorei seu blog...
    essa postagem entao... nossa!!!
    otima.. já morei um bom tempo em Caculé, tenho parentes lá, minha mae tbm é de lá.. sempre que posso vou... amo essa cidade....parabens pelo post...bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá. Estou marcando uma viagem para Caculé, e bisbilhotando por aqui, vi as fotos e os comentários. Fica a 200km de Vitória da Conquista não é? Ainda não achei um mapa detalhado das distâncias, mas saindo de SSA se vai a Vitória da Conquista de avião e depois de carro não é?
    Logo poderei tirar fotos de lá também...
    Boa semana a todos.
    fgv@attglobal.net
    Genaldo

    ResponderExcluir