sábado, 28 de novembro de 2009

Halloween na terra do Halloween

Como muitos, eu sempre acreditei que o Halloween fosse uma tradicao americana e que que tivesse surgido la, mas na verdade, toda a historia comecou aqui em terras celticas...
O celtas tinham o dia 31 de outubro como o ultimo dia de colheita e inicio de um inverno severo, a linha entre a vida e o inicio da disseminacao do doencas, acreditavam tambem que os mortos voltavam para atormentar a vida dos vivos destruindo culturas. Para espantar todos esses males, uma grande festa era planejada, com grandes fogueiras e as pessoas com roupas e mascaras macabras, pois acreditava-se que os maus espiritos nao atormentariam pessoas vestidas como mortos.
O nome original da festa era All hallow´s even (antigo nome em ingles para evening), que significa "Noite de todos os santos", abreviando tornou-se Halloween.
Outra coisa que eu nao sabia era a grandeza dessa festa aqui, parece o nosso carnaval, mas claro que em menor proporcao.
O halloween e comemorado em todas as escolas, ate dos pequenininhos, alias, principalmente essas. Aqui em casa eu vivi a ansiedade deles pelo halloween, Louise uma semana antes ja nao tirava o vestido de bruxinha. No dia ela ficou tao empolgada, comeu tanto doce que passou mal, tadinha...


As casas tambem sao todas decoradas:


Mas o que interessa mesmo e a farra da noite, alias, minha ultima noite solteira em grande estilo, ou melhor, em baixo nivel, hehehe, julguem pelas fotos...


Esquente em Smithfield com Luca, Aparicio e Helio



Chegando na Grafton Street


Depois fomos pra casa de umas suecas, bebemos e comemos a vontade antes de voltar pro Temple Bar.


Depois de fazer 1 milhao de amigos da Suecia dos quais eu nao consegui me lembrar no dia seguinte, voltamos para a Grafton. No caminho fizemos o maior carnaval no Luas.


Eu achava que tava bebada ate encontrar com as irlandesas na Grafton, Olha o vexame dessa:


Encontrei minha gemea capetinha do arraial:


E, depois de mais uma das 123.456,98 de fotos com Molly Malone...

... hora de ir embora... detalhe que a noite tava uns 11 graus e eu perdi meu casaco, so me dei conta no dia seguinte.

Pra quem tiver a chance, Halloween na Irlanda e imperdivel!!!

Um comentário: