Durante os dias 23 a 26 de outubro, aconteceu em Cork, condado no sul da Irlanda o Guinness Festival de Jazz. Eu nunca fui admiradora desse estilo musical, mas já conhecia um pouco através do meu antigo chefe que me despertou a curiosidade.
Mais uma vez, dentro de uma aeronave Ryanair, do qual comprei minha passagem, ida e volta, por menos de 30 reais...
Cork é uma cidade muito fofa e alegre, ao contrário de Dublin que é toda plana, tem mais ladeira que meu Pelorinho, e um monte de contruções bem antigas e imponentes. Cork é famosa por ser a terra de Michael Collins, um herói não tão popular como devia no resto da Irlanda, quem tiver interesse pode assistir ao filme com Julia Roberts and Liam Nesson, que atuou brilhantemente nele.
Depois de uma noite regada a muito jazz e guinness, um passeio pelo centro da cidade. A estatua atras de mim e de um padre que lutou para que a populacao de Cork parasse de beber tanto, no entanto, a cada aniversario ele e homenageado com uma pint de guinness em sua mao.
Com meu amigo Lithuano entendidissimo de jazz (eu acho que ele e gay), tentou me explicar ate a origem dos instrumentos, mas era informacao demais pra minha cabecinha...
Eu que sempre acreditei que Jazz era musica de pessoas mais velhas, me surpreendi com a quantidade de jovens artistas que se apresentaram, essa musicista nao tem mais que 25 anos e deu um show!!
Em todos os pubs da cidade haviam musicos se apresentando, mas o quartel, onde o babado acontecia e de graca, era o hotel The Gresham:
Depois de peruar sozinha e com meu mais novo amigo lithuano, eu finalmente encontrei meu povo que chegou pra noite de domingo, mais alegria pra meu fim de semana:
A cidade tava toda configurada para o festival, na avenida principal tinha esse telao onde a gente podia acompanhar a programacao e assistir aos shows que eram pagos.
Essa inglesa me deixou arrepiada, ela tem uma voz de fazer Ivete Sangalo morrer de inveja, foi uma pena que eu peguei o finalzinho da apresentacao...
Final de noite, fim de semana e resumo da opera: 148 apresentacoes, 1000 musicos e mais de 50 mil pessoas do mundo todo. Pra quem tiver interesse, esse e o link do Festival.
Até que enfim...
ResponderExcluirEscreva mais amiga! Nós ADORAMOS!!!
Com Cork ou sem Cork aqui vai um Feliz Natal e Prospero Ano Novo!
ResponderExcluirNORMAL! É bom saber que ainda fazem homenagens ao capitão Cork , seu fiel escudeiro Scork do Seriado Jornadas nas Estrelas.
Abraços venusianos