sábado, 2 de janeiro de 2010

Na terra de ABBA (Suecia em duas etapas)

A Suécia sempre esteve na lista dos países que eu gostaria de conhecer. O que eu não sabia era que a minha primeira vez lá seria para conhecer a familia do meu namorado SUECO!
Desde o inicio de dezembro que eu venho desejando ver alguma neve, nem que fosse só uns poucos pontinhos brancos, acho que eu desejei tanto, mas tanto, que eu cheguei em Estocolmo numa semana completamente atípica, náo se via neve daquele jeito ha um bom tempo...
Como eu cheguei de madrugada, não deu pra ver tanto a paisagem como na manhã seguinte. Essa foi a primeira imagem que eu tive do apartamento.





Eu parecia uma criança, queria ficar tirando foto de cada metro da rua, como se a neve fosse derreter em algumas horas... Só que essa alegria toda era também pra disfarçar o meu nervosismo de conhecer a sogra e todo o resto da familia no dia do aniversário dela que, como muitas outras coincidencias entre mim e Conny, é no mesmo dia da minha mãe, 19 de dezembro.



Quando cheguei lá e ví esse papai noel suicida eu comecei a ficar preocupada....


...mas eu sou uma sortuda de ter uma sogra tão fofa quanto a minha! Quando chegamos estavam todos na porta esperando por nós, fui super bem recepcionada pela mãe e pela irmã que é um doce de menina!


Nem parece que a baiana sou eu...
Nessa viagem não deu pra conhecer quase nada de lá, além de falta de tempo, esse não era o propósito da viagem.
No manhã seguinte eu já estava de volta a Dublin, e a neve tava ficando ainda mais intensa...


A parte mais triste da viagem, quando meu viking me despacha pra ilha verde.

Depois de muito choro, uma conexão em Copenhague na Dinamarca, onde, pra minha diversão, estava acontecendo a Conferencia do Clima. Tambem tava nevando como ha muito tempo não se via lá, eles lá estão chamando isso de inverno russo.





A parte mais engraçada, quando eu deixei a aeronave, esse foi o primeiro grande cartaz que eu ví no aeroporto.


Gente, eu nem sabia que Lula falava ingles, rsrsrsrs. Lulinha não era o único que tava nos cartazes, alguns chefes de estados como Obama, Angela Merkel, também estavam nesses cartazes onde eles estariam lamentando em 2020 que poderiam ter feito algo mais para evitar a catástrofe que o hiperaquecimento poderá ter causado no planeta.


SUÉCIA <> PARTE II

Menos de 10 dias depois, eu ja estava de volta ao meu breve futuro endereço. A neve continuava la, branquinha e geladinha. Esse é o rio completamente congelado.


Dessa vez tivemos tempo pra um rápido tour pela cidade velha, onde fica o castelo do Rei Carl Gustav e da rainha Silvia, que também é brasileira que nem eu...
O centro é todo lindinho, as ladeiras e as ruas estreitas lembram um pouco o Pelorinho, mas a arquitetura é bem diferente, tudo bem quadrado sem adornos.


O coitado do Conny pagando mico sendo turista na cidade onde ele vive desde quando nasceu...

Esse é o castelo bem sem cara de castelo onde o rei trabalha mas não dorme, pelo menos foi o que eu entendí do meu guia todo atrapalhado...




Essa é a vista do castelo.

A guarda do castelo.

Casal que nem o rei e a rainha, sueco + brasileira, só que esse é mais bonito...


Casa do primeiro ministro, onde ele trabalha e dorme...

Bom, esse foi o pedacinho de Estocolmo que deu pra eu ver dessa vez, mas com certeza eu vou ter todo o resto da minha vida pra conhecer mais e mais de lá...

4 comentários:

  1. Q felicidade!! Vc tá d++++!!! AHH esqueceu de falar q no dia 19, Gisa, q é sua melhor amiga tb faz aniversário!!! Vai mudar de vez quando?? Vê se me liga!!! Tô com saudade!! AHHH Conny vai pirar no verão de Salvador, quero vê quebrar tudo kkkkkkkkkkkkkkk! Vai ser muito engraçadinho!! KKKKKKKKKK!!

    ResponderExcluir
  2. Conheça mesmo mais e mais e se prepare para receber visitas...rsrsrs
    Você chega qd???
    Bjo bem grande!!!

    Ah! Amei o blog cor de rosa...bem mulherzinha rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata, sou de Salvador e estou prestes a ir para Dublin,aperfeiçoar meu inglês.
    O pessoal da Globaljob me passou alguns contatos de alunos que fecharam contrato com a agência e qdo vi que vc é baiana, corri para lhe escrever.
    Poxa, me diz aí se vc gostou da assistência da Global...me dá uma luz!!!
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata, sou de Salvador e estou prestes a ir para Dublin,aperfeiçoar meu inglês.
    O pessoal da Globaljob me passou alguns contatos de alunos que fecharam contrato com a agência e qdo vi que vc é baiana, corri para lhe escrever.
    Poxa, me diz aí se vc gostou da assistência da Global...me dá uma luz!!!
    Obrigada desde já..
    rrsrs..copiei da colega acima..mas enfim é o mesmo que ela quer..meu contato..maria_cyda@hotmail.com..pleaseee...)
    obs=suas fotos estão lindas..bj

    ResponderExcluir